Quase tudo sobre

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Beleza de photoshop

   Mulheres lindas, com corpos perfeitos, não importa se são jovens ou maduras. A pergunta que fazemos é: Como elas conseguem ser assim? Qual o segredo? Elas são lindas porque tem dinheiro para os melhores tratamentos de beleza?
   Na maioria dos casos a resposta é photoshop. A diferença as vezes é gritante. Essas modelos e mulheres famosas que vemos perfeitas nas revistas tornam-se referência de beleza para as mulheres “mortais”, que acabam não se aceitando como são. Alguns homens saem em busca da perfeição feminina.
   Toda essa ilusão de beleza de técnicas escondidas irá sair do anomimato. Há um projeto de lei, de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que obrigará imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada". Pelo projeto haverá multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei.
   A França e a Inglaterra discutem projetos semelhantes, que pretendem reduzir ou até acabar com a idealização do corpo humano.
   Esses exemplos de beleza mentirosos fazem com que muitas mulheres fiquem obcecadas pelo corpo sem gordurinhas localizadas, com um peso bem abaixo do seu ideal, do saudável. Há ainda as insatisfeitas com o nariz, com os seios pequenos, com a bunda normal, que usam o silicone como artifício para “melhorar”o que não aceitam.
   Outro dia vi uma matéria na TV sobre uma cirurgia chamada de ocidentalização dos olhos. Esse é o top das cirurgias estéticas entre os orientais, que arredonda os olhos, na tentativa de aumentá-los algo como os olhos dos personagens de mangás.
   O Livro Guiness do Recordes tem competição sobre os maiores seios. A atriz pornô americana Maxi Mounds têm os maiores seios do mundo. Mas, a brasileira Sheyla Hershey e a argentina Sabrina Sabrok estão bem perto da estadunidense. A brasileira fez nove cirurgias para inflar os seios, tendo 7 litros de implantes.
   É uma bola de neve para algumas pessoas que tem uma visão torta do que é perfeito, do que faz uma pessoa bonita. O que vemos a primeira vista nem sempre é o perfeito, por isso o ser humano precisa de relacionamentos de todos os tipos (amizade, trabalho, amor). Para viver em conjunto é preciso mais do que a aparência.

5 comentários:

  1. A multa deveria ser por imagem publicada, e ser divulgada em diário oficial, para que toda a imprensa possa saber e divulgar.

    João (via orkut - comunidade Fotografia)

    ResponderExcluir
  2. Acho que a edição de fotos acaba sendo o bode expiatório da tal "ditadura da beleza." Não são apenas os retoques que fogem da realidade. O padrão de beleza da passarela e do cinema também são. Essas modelos são realmente mulheres de outro mundo.

    Mas sacrificios pela beleza existem há tempos. Tivemos os espartilhos e as mulheres que não respiravam dentro dele. As japonesas com os pés enfaixados impedir que eles crescessem...

    A edição de fotos existe desde o início da fotografia, em laboratórios, em recortes, em processos químicos... Hoje, o photoshop é o laboratório do fotógrafo. A edição é feita para que um lanche pareça mais apetitoso, para deixar uma pessoa mais bonita ou mais feia (sim, existe essa necessidade em algumas propostas de trabalho). Todas as fotos de uma revistas virão com o tal aviso, pois no mínimo um ajusto de nível é feito nas fotos.

    Penso que culpar a edição de fotos pelos excessos no campo da beleza é como culpar o cinema e o video game pelos assassinatos em série. Um distúrbio e/ou um padrão de comportamento nunca tem uma origem tão simples que possa ser amenizada com uma lei igualmente simples. Mais valia criar uma matéria escolar que discutisse e fosse obrigatória no ensino fundamental e médio.

    ResponderExcluir
  3. ou mais feia (sim, existe essa necessidade em algumas propostas de trabalho),"
    Eu soube de uma agência de modelos especiali8zada em feiura. rs Gente bonita não fazia parte da lista de modelos de lá.
    "(exceto as ilustrações de matérias, em que a grande maioria não sofre mudanças)"
    Acredito que façam mais do que o necessário. Veja:
    http://photoshopdisasters.blogspot.com/2009/01/gettycnn-tails-you-lose.html
    A edição de imagens no computador levou a um outro patamar os exageros. Por isto que acho que devem ser limitados.

    João (via orkut - comunidade Fotografia)

    ResponderExcluir
  4. É a mais pura verdade. As mulheres querem ficar lindas e muitas fazem loucuras que as levam à morte.

    Fabiana Stelina (via msn)

    ResponderExcluir
  5. Os recursos usados é meramente um adjativo a mais, porém a naturalidade deve ser obrigatória.

    ResponderExcluir