Quase tudo sobre

domingo, 4 de abril de 2010

Bahia de Todos os Santos


   Tons que variam do terra ao amarelo dourado. Casarões históricos repletos de detalhes, beleza natural exuberante. Salvador, a terra de todos os Santos e dos Orixás, merece uma visita.
   Demorei para viajar ao nordeste, sempre preferi o sul do País, mas agora que senti o gosto da Bahia assumi o compromisso de retornar. Até porque fui a trabalho e só conheci a cidade de Salvador das janelas do avião, do hotel e do taxi. Fiquei instalada no Rio Vermelho, de onde tinha a vista da praia e do Forte de Itapuã.
   O povo é simples, simpático e receptivo. O trabalho permitiu que eu tivesse contato com todo tipo de pessoa, encontrei personagens típicos da Bahia, que me convidaram a retornar à cidade a passeio.
   Os taxis são uma boa opção para conhecer a cidade. Esqueçam o taxímetro, porque eles não existem. As corridas são tabeladas de acordo com a origem e o destino e ainda é possível combinar com o taxista paradas entre um ponto turístico e outro de até 40 minutos sem nenhum custo adicional. O passeio de taxi pelos pontos turísticos fica em torno de R$ 200,00.
   Como tinha pouco tempo livre em Salvador fiquei limitada a jantar um prato típico. Fui até o Marina Gourmet, com gastronomia de vários países, mas sem restaurante típico. O único do local disposto a preparar uma comida baiana típica, com dendê, foi o Lafayette. O mètre super simpático me preparou uma moqueca deliciosa, fora do cardápio. Vale a pena passar por lá.
   A despedida foi no final da tarde do segundo dia em Salvador acompanhada do acarajé da Cida, considerado pelos baianos o melhor da cidade. Experimentei esta iguaria tipicamente baiana e deliciosa pela primeira vez e sentada na praia de Itapuã. A música tema que percorria meu pensando era Tarde em Itapuã, do Toquinho e Vinícius de Moraes. Eu literalmente estava passando “uma tarde em Itapoã, ao sol que arde em Itapoã, ouvindo o mar de Itapoã.”
   Peguei o avião de volta à agitada São Paulo desejando ficar mais um tempo na Bahia, mas a promessa de retornar foi feita e será cumprida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário