Quase tudo sobre

quarta-feira, 17 de março de 2010

Área de saúde deve garantir seu espaço virtual

   Não há mais como negar o poder das mídias sociais. São milhões de usuários conectados, que participam ativamente de Twitter, Orkut, blog, Flickr, Youtube e tantas outras ferramentas que surgem a cada dia. Esse é um universo digital, que parece ser uma brincadeira, mas na verdade pode ser uma poderosa ferramenta de interação e atração para empresas de diversos setores e isso incluí a área de saúde.
   Essas ferramentas sociais virtuais podem ser aproveitadas para trazer resultados positivos e importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A estimativa é que só no Twitter são gerados 50 milhões de novas mensagens por dia e, segundo levantamento da própria rede, 11% desse conteúdo é escrito na língua portuguesa. Este é um pequeno exemplo de que o mundo virtual possui um público que não pode ser esquecido.
   O uso de redes sociais é mais uma opção que as empresas têm para mostrar seus produtos e serviços ao mercado. Essas ferramentas, também, funcionam como uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), aonde é possível opinar e fazer sugestões de forma mais direta e rápida, já que um questionamento no mundo virtual deve ser respondido prontamente para evitar que uma informação errada ou contrária aos interesses da empresa se espalhe. Essa proximidade oferecida pelo mundo digital aumenta as chances de conquistar e manter clientes.
   Na área de saúde, as mídias sociais divulgam serviços, orientam e podem dar dicas práticas. A idéia é atrair e fidelizar o usuário virtual para a sua empresa. O Ministério da Saúde já se rendeu a essas ferramentas, utilizando-as como novos meios de comunicação a seu favor. Esses canais serviram ao Ministério para ampliar o alcance das informações, sejam elas sobre uma doença ou um novo produto/serviço.
   O usa de mídias sociais na saúde aconteceu há alguns anos. Em 2008, o médico José Hamilton Vargas, lançou a primeira rede social do Brasil que trata de qualidade de vida e saúde. Nesse ambiente virtual os membros podem compartilhar e obter informações de uma equipe especializada.
   O Laboratório Teuto, que está entre as maiores indústrias farmacêutica da América Latina, também atua ativamente destas redes sociais para informar seus seguidores e transmitir novidades.
   Uma empresa que participa das mídias sociais mostra sua capacidade de inovação. Essas redes vêm moldando uma nova forma de gerar negócios. Se compararmos com as mídias convencionais e dependendo da estratégia da empresa, a divulgação de produtos e serviços invade o mundo em alguns clicks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário