Quase tudo sobre

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Túnel do Tempo: Censura às havainas

A sociedade sofre de hipocrisia coletiva. Voltamos no túnel do tempo e nos deparamos com uma peça publicitária censurada. O motivo, considerado falta de respeito por pessoas que se consideram guardiãs da moral, é uma senhora da Terceira Idade falando à neta que nem tudo é namoro, que pode ser “só sexo”.
O comercial das havaianas passou por um remake, no qual aparece o produto e corta para a avó sentada em um sofá, informando que a empresa decidiu tirar do ar a peça por algumas pessoas terem reclamado. A empresa decidiu incorporar a propaganda na integra ao seu site (clique para ver).
O comercial não agride mais do que cenas de novelas antes das 22 horas; não agride mais que os políticos com atitudes vergonhosas dentro de Casas de Leis; não agride mais do que pais que não se respeitam na frente dos filhos; do que líderes enganando comunidades inteiras com promessas; e assim por diante.
Deve haver limites? Claro, mas sejamos coerentes e uma sociedade com bom senso e não hipócrita. O sexo está presente no dia a dia de crianças e adolescentes pela TV; disponível a um clique pela internet; sendo tema de conversas entre os amigos, na escola.
A peça publicitária das havaianas não mostra nada que não vemos e ouvimos diariamente. Inclusive mostra algo que dificilmente vemos hoje em dia, uma adolescente que se constrange em ouvir a palavra sexo e que induz o telespectador a pensar que para ela namoro não é sexo. Hoje há adolescentes de 12 anos grávidas, com doenças sexualmente transmissíveis.
Com todo o tipo de informação disponível para qualquer faixa etária, não se pode esconder uma palavra, ou a discussão de um tema. Aos guardiões da moral que reflitam e passem a ter uma conversa franca de pai para filho, de avó para neta, de marido para mulher.
O que vai acontecer agora é que todo o auê desnecessário fará essa peça publicitária ser uma das mais vistas na internet nos próximos dias. E tudo continuará como dantes na terra de Abrantes.


Assista o remake do comercial da havianas

6 comentários:

  1. Não hipocresia é incompetência mesmo. Vivemos cerdado de pessoas mais ou menos, que acham e que pensam que sabem das coisas. Um absurdo.

    Valéria Guimarães.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Ju, essa crítica ao novo comercial das havaianas é um retrato da hipocrisia da nossa sociedade. Muitos que reclamaram se esquecem de coisas piores e podres que ocorrem na TV aberta. Sem contar nas coisas podres e piores que os mesmos fazem em suas casas ou fora delas. Mas que para os olhos alheios seria sujo. Conheço pessoas que criticariam esse tipo de comercial mas todo final de semana estão em casas de swing fazendo sexo com um número incontável de pessoas. Outras que não vivem sem um ópio, ou simplesmente se afundam em copos de álcool.

    Sem contar naquelas que saltam sobre um mendigo na rua, ou fecham o vidro para uma criança de rua, mas não têm a solidariedade suficiente para dar um cobertor para o mendigo, ou ajudar instituições sérias que tiram as crianças da rua.

    A política tá aí, uma vergonha diária, com tudo sempre terminando em pizza, genocidas poderosos saindo ilesos de suas ações mas ninguém reclama, ninguém fica indignado, ninguém se manifesta.

    Aí eu deixo uma pergunta: Onde estão os caras pintadas? Eles não cresceram? Eram idealistas ou apenas festeiros em busca de um palco a céu aberto para se divertirem?

    Beijos

    Carlos Jefferson

    ResponderExcluir
  3. O comercial não tem nada demais, não é ofensivo, muito bem produzido e bem humorado. Mas, infelizmente, nossa sociedade é hipócrita e gosta criar uma vitrine bonita para esconder sua podridão.

    Pena que essa mania politicament correta tenha tomado conta dos meios de comunicação. Hoje se mascara tudo. As pessoas 'pensam' antes de soltar uma brincadeira ou fazer algo inteliente como este comercial para não 'ofender' uma minoria.

    Ainda bem que temos a internet. Nosso último sopro de liberdade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Ju. É incrível como as pessoas se incomodam tanto com um comercial enquanto vemos o país se afundando com coisas muito piores. Mas é o que acontece sempre: a Sociedade escolhe um alvo para bater e esquece de todo o resto. Acabei de ver na TV o senador Romero Jucá defender que o aumento de salário dos Ministros do Supremo, que agora passarão a ganhar "apenas" R$ 26 mil, deveria ser estendido ao Executivo e ao Legislativo. E o trabalhador comum?? Quanto tempo terá que trabalhar para ganhar o que eles ganham em um mês? E os moralistas de plantão não devem achar nada demais nisso... O importante mesmo é uma propaganda de sandálias.

    PS.: Reativei meu blog só para comentar no seu hehe. Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!
    Meu nome é Gabriela Pomponet, sou estudante de jornalismo e faço parte da equipe do Unisanta Online, site da Universidade Santa Cecília. Estamos elaborando uma reportagem sobre mídia independente e gostaríamos de entrevistar alguém que faça isso, seja em um blog, vídeo, rádio etc.
    Ao ver seu trabalho num blog achei muito interessante, seria ótimo falar com você sobre o assunto.
    Aguardo respostas no email gaby_pomponet@hotmail.com. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ha! cheguei! ridículo! bota o da f. young falando que queria se matar no ar e me tira esse que a mulher fala essa bobagem? ai, é tanta gente pra nos defender a moral, aca

    ResponderExcluir