Quase tudo sobre

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Fui assaltada e a sensação segurança é zero

   Um dia normal de trabalho. A pauta era fotografar a Linha Amarela, na altura da Vila Margarida, em São Vicente, que teve obras concluídas em dezembro de asfaltamento e drenagem.
   Algo simples de ser feito, mas que terminou em assalto. Por sorte só levaram uma corrente que nem era cara – sinto pelo pingente de Nossa Senhora que ganhei quando nasci. A máquina só não foi o alvo porque eu esperava o semáforo abrir para tirar fotos do trânsito em movimento, portanto a máquina estava nas costas.
   Quando fui descarregar as fotos, observei que havia tirado a foto do assaltante, que me observava na esquina sem que eu percebesse, saindo para pegar uma bicicleta que facilitaria o roubo.
   O assalto ocorreu a poucos metros do Ambulatório da Mulher, aonde quatro guardas civis municipais estavam. Quando lhes contei o ocorrido o retorno foi só uma interjeição: Óóóó!!! Não perguntaram nem se eu estava bem e se precisava ir à delegacia.
   Onde nós estamos!!! Esse país está indo por um caminho tortuoso. Onde as pessoas de bem são reféns e os criminosos é que tem direitos humanos garantidos.
   A população não tem mais a sensação de segurança tão importante para garantir a ordem e não gerar a anarquia. Quando nos acontece algo e olhamos em volta não encontramos ninguém para nos ajudar e quando há agentes de segurança pública eles são enfeites, já que não se mobilizam para nada.
Sensação de segurança
   A sociedade precisa ter a sensação de segurança. É esse sentimento colabora com as ações dos agentes e órgãos responsáveis para garantir nosso direito de ir e vir, assim como garantir que os direitos humanos sejam de fato estendidos às pessoas de bem.
   Encontrei há algum tempo, em uma matéria do jornal O Globo, uma explicação simples sobre a sensação de segurança. Aqui vai ela: “Imagine-se comprando um carro novo, rápido e estável, e usando-o sem receios. De repente chega a você a notícia de um recall, pois há um problema no veículo que pode fazer o freio falhar completamente em determinadas condições. Você gela ao tomar conhecimento do risco que estava correndo. Leva seu carro para efetuar o conserto com todo o cuidado do mundo. Mesmo depois de ter o problema resolvido, você continua a dirigir com muita prudência, pois nunca se sabe quando novas falhas podem vir a ser descobertas.”
   A população está receosa em relação à sua segurança. Podemos culpar só os agentes, claro que não. E estaríamos errados se fizéssemos isso. Os agentes são geridos por órgãos públicos, que deveriam ter competência e estratégia para lidar com a situação.
   Desde os primeiros dias do ano, o noticiário da região, do estado e do Brasil só mostram a Baixada Santista, principalmente São Vicente, Praia Grande e Guarujá como as mais perigosas, com risco de furtos, roubos e até de mortes. Tudo por uma corrente de R$ 20,00 ou um celular de R$ 100,00.
   A vida humana está em liquidação para os bandidos. A sensação que temos é de que estamos num bacião, aonde sai mais barato levar três para pagar um.
   CHEGA! Essa é a minha palavra e tenho certeza que é o coro da população brasileira. Mais ação, mais estrutura, melhores salários, melhores condições de trabalho. Tudo isso reflete na sensação de segurança que tanto queremos de volta.

10 comentários:

  1. faço minhas as suas palavras... Estamos a mercê desses bandidos e quem deveria fazer a nossa segurança só observa...

    Joelma (via twitter)

    ResponderExcluir
  2. José Carlos Silvares - jornalista12 de janeiro de 2010 às 18:19

    É mesmo um absurdo... O pior é o despreparo, pois um dos policiais qualquer dia pode dar um tiro na gente...

    ResponderExcluir
  3. A sociedade esta realmente com medo. Ao sair de casa você pensa: "Devo usar esses brincos, esse colar, esse relógio". Essa pergunta nem sempre é feita para saber se a roupa combina com o acessório, ela é feita para pensar se corremos o risco de sermos assaltados na esquina de casa ou na próxima que virarmos. Não vou negar a culpa de todos nós por esse medo constante da violência, de certa forma todos contribuimos para isso. Mas isso não obriga os cidadãos, que saem para trabalhar ou para passear, a terem uma atitude passiva diante da "prisão psicológica" que vivemos. Jamais reagir a um assalto é um conselho que deve ser seguido, mas calar-se diante da violência jamais.

    Eliana

    ResponderExcluir
  4. poe a foto deste filho da puta aí para as pessoas saberem, esta semana tentaram me assaltar a caminho da rua santo amaro em sp , cruzando o anhangabaú , o cara chegou e segurou o meu braço , puxei e dei um socao na boca dele ele caiu e veio outro agarrei o pela camisa e dei outro socao , ficou tonto , soquei a cabeça dele na grade da ponte , arregaçou quando os outros viram o sangue jorrando correram a policia chegou e perguntou o que acontecera ,falei comigo nada agora com eles ...e sai andando e na voltei passei pelo mesmo lugar , estava furioso e pronto para reagir , algo que não se deve fazer nunca , mais é da minha natureza , morro sendo eu mesmo .

    ResponderExcluir
  5. Renato,

    Que dá ódio de estar em uma situação de impotência dá. Mas é como você mesmo disse ao final do depoimento, que reagir é algo que não se deve fazer nunca.

    Quanto a foto não achei prudente colocar. Infelizmente me encontrar é fácil. As vezes precisamos ser Pollyanna. Vou deixar com a polícia, mas não vivo de fantasias e sei que nada vai adiantar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú
    Graças a Deus foi, como você disse, só uma correntinha.
    Essa Linha Amarela, pelo jeito, tá se tornando a Linha Vermelha lá do Rio de janeiro!
    Eu não sei se ajuda: imprimir a foto do vagabundo que lhe abordou, e entregar uma cópia às autoridades (se bem, pelo que você contou, elas tão pouco se lixando.

    Bjos. e fique com Deus.
    PS: E eu achando que era só Guarujá que tava virando o Rio...

    Sidney Silva

    ResponderExcluir
  7. Não temos nos falado muito, mas sempre que posso eu leio o seu blog. Li sobre o assalto e fiquei muito chateada. É sempre ruim perceber que estamos cercados pela insegurança e pela violência.

    Cláudia Delício (via email)

    ResponderExcluir
  8. Fala Ju!!

    Feliz 2010!!! Prosperidade e Realização!!!

    E que merda ser assaltada..... aquela frase: ao menos não te machucaram..... O sentimento da medalha fica no peito..... esqueça "a medalha em si".

    Está muito legal seu blog - além de mátérias interessantes, o design da página está ótimo!! Bem leve!!

    Bjão

    Márcio Varela

    ResponderExcluir
  9. Estava no dia 19 de janeiro no estacionamento do Dia em frente ao Itaú aonde guardo o carro e sou mensalista...entrei as 12h45 para pegar meu carro,quando 2 caras armados entraram no carro e anunciaram o roubo. Levaram celular,notebook, 4 mil reais, relógio, óculos de sol...e me deixaram em São Vicente, perto da Linha Amarela, depois de andar meia hora dentro do meu carro com a arma na nuca.

    Para minha surpresa as duas câmeras de segurança do estacionamento não gravam, mesmo tendo placas de vigilancia 24 horas.

    Luciano (via msn)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ser assaltado na via amarela, levaram minha carteira com cartão de crédito e CNH e meu relógio!! Felizmente não aconteceu mais nada!! Estavam ded bicicleta também!!

    ResponderExcluir